segunda-feira, setembro 08, 2014

Pedro Morouço distinguido nos EUA

Texto in Revista Invest online
Pedro Morouço, docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Politécnico de Leiria, foi distinguido nos Estados Unidos com o prémio Hans Gros New Investigator Award pela Sociedade Internacional de Biomecânica do Desporto. O galardão é atribuído pela primeira vez a um português.

Criado em 1990 pela Sociedade Internacional de Biomecânica do Desporto, o prémio Hans Gros New Investigator Award visa premiar os melhores jovens investigadores que interligam a ciência aplicada com a aplicação prática.

O docente da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais( ESECS) destacou-se entre 36 candidatos oriundos de todo o mundo, após a apresentação do seu trabalho sobre a influência da biomecânica no sucesso desportivo em natação, a mais de 250 membros da Sociedade Internacional de Biomecânica do Desporto, em Johnson City, no Tennessee.

O prémio foi atribuído a Pedro Morouço após a avaliação de vários trabalhos sobre as relações entre as questões mecânicas e a performance em natação. O investigador do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) foi o primeiro português a receber este galardão.

"Tendo em consideração que são vários os fatores que influenciam o sucesso na natação, os nossos estudos demonstraram a vantagem de uma avaliação mecânica sistemática no diagnóstico de indicadores que deverão ser tidos em conta no planeamento e prescrição do treino, como por exemplo as assimetrias entre os membros superiores direito e esquerdo ou em défices de força dos membros superiores e/ou inferiores”, explica Pedro Morouço.

Citado num comunicado do IPLeiria, o investigador adianta que “o trabalho em causa procurou criar uma relação estreita entre a teoria e a prática, identificando estratégias de atuação que o treinador pode implementar na preparação de cada um dos seus nadadores”.

"A nível pessoal, este prémio teve um valor inestimável pelo reconhecimento de várias personalidades de renome mundial. O facto de ter sido reconhecido por essas individualidades como um investigador de excelência, permite-me avançar com mais trabalhos para publicação, ideias para discussão, etc..”, nota Pedro Morouço, salientando ainda que “veio certamente catalisar mais esforços para a edificação da biomecânica do desporto como uma área de investigação prioritária”.

Esta distinção, que já foi conquistada por investigadores dos cinco continentes, “potencia a criação de parcerias de investigação, através da transferência dos trabalhos efetuados para outras áreas de atuação, bem como a possibilidade de integração em corpos editoriais ou diretivos ligados à biomecânica do desporto”, destaca a nota da instituição.

“A oportunidade de englobar equipas de investigação internacionais de laboratórios de topo mundial, o que pode fomentar um avanço considerável nos estudos realizados, é outra mais-valia deste galardão”, acrescenta ainda a mesma nota.

Pedro Morouço é licenciado e mestre pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior. É investigador integrado do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto, coordenador do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens, e coordenador científico do Centro de Investigação de Motricidade Humana do IPLeiria.

O docente, leciona ainda na licenciatura e mestrado na ESECS, onde é presidente do Conselho de Representantes. Nos seus trabalhos conta com a coedição de dois livros e é autor de mais de 80 trabalhos publicados em livros, revistas de renome e conferências internacionais. As suas principais áreas de interesse na investigação são a otimização do rendimento desportivo e as características biofísicas para o movimento humano.

Etiquetas: ,

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Bom Dia
Parabéns ao Pedro, pessoa que tenho o privilégio de conhecer, felizmente constitui mais um exemplo do que de "bem se faz em Portugal" pena que seja pouco valorizado, inclusive neste Blog (os habituais opinadores, só intervêm quando é para deitar abaixo), quando é para reconhecer méritos é melhor não. PS: Tipicamente português(inveja)

quarta-feira, setembro 10, 2014 10:27:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Quando é que vão deixar de falar mal do portugueses? Temos de nos valorizar e falar bem de nos, se nao formos nos a nos valorizar quem será? E o portugues que fale mal dos portugueses em geral é nao é muito inteligente porque estará a incluir se. E estou a referir me ao comentário anterior, nao sejas invejoso começa por ti se fazes parte dos portuguese se cada um cuidar de si e tentar ser uma melhor pessoa tudo vai ser melhor. Por isso fica a dica nao pontes os dedos aos outros faz a tua parte que os outros farão a sua

quarta-feira, setembro 10, 2014 10:26:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

às vezes, meditando, com o olhar longe no horizonte claro, bastante claro, e quando já de luz tinha prenhe o olhar, uma pequena nuvem vagueando no céu, alheia a tudo o que se possa passar no coração dos homens, turva o horizonte, e a luz com que o olhar tanto se comprometeu num deleite de plenitude ficou turvo e lá ficou de novo, porque antes já era assim, amarrado à sombra.

ao que é que devemos mais respeito?
tratando-se de pessoas com tão elevadas qualidades e reportório: serão com certeza os pontos mais altos onde os vemos com tanta frequência!?

é assim, que mesmo sem o sabermos nos tentam os desejos de ir em frente; é assim, que curiosos por um mundo desconhecido, que sem o sabermos nos rouba os sentidos, partimos para longe de casa, e abandonamos tudo, tudo, o que de mais amávamos.

esta primeira vitória do destino está sempre tão cheia de questões, tão cheia de enigmas, tão cheia de ilusões de liberdade. muitas vezes o excesso de vontade, o excesso de energia, destrói o que nos atrai.

mas como saber, hoje, alguma coisa?

para quem ouve um elogio é sempre bom haver, algures, uma pequena nuvem vagabunda.

sexta-feira, setembro 12, 2014 10:48:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Boa Noite

Mas ... estes cromos estão a falar de quê?

sábado, setembro 13, 2014 11:36:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home