quinta-feira, março 05, 2015

Swim Challenge Cascais 2015 – Swim for the Ocean

A Praia da Duquesa em Cascais será palco da 4ª edição de um dos maiores eventos de natação de águas abertas em Portugal, o Swim Challenge, esperando cerca de 500 nadadores de todas as idades.

Dia 7 de Junho, a vila engalanada festeja 650 anos de história, por aqui andaram reis e rainhas que se renderam ao seu charme e encanto, lugar irresistível que agora recebe nadadores de todo o mundo que se juntam às celebrações desbravando os mares da bela baía.

A grande novidade deste ano é o envolvimento do Swim Challenge com a organização ambiental Ocean Recovery Alliance, despertando consciências para a necessidade de preservar e recuperar os nossos Oceanos. O slogan Nadar pelos Oceanos alerta para um comportamento global na defesa do que é de todos. O contacto directo com a natureza é uma das fórmulas que fazem desta modalidade um dos fenómenos de crescimento a nível mundial, tornando-se um importante canal de divulgação de acções relacionadas com a protecção ambiental, sensibilização de todos para os riscos do lixo nos Oceanos e praias e reciclagem do plástico.

O programa do evento integra as provas da Milha (1852 metros) em duas competições separadas. A Milha Cascais com regras da FINA, onde competem nadadores federados e a Milha Open, aberta a todos os nadadores, que poderão utilizar fato isotérmico. Esta competição tem a particularidade de ter a partida e chegada no areal, exigindo uma pequena corrida até à meta e a passagem entre as duas voltas do percurso ser também percorrida pelo areal da praia da Duquesa, um dos grandes momentos da competição acompanhado de perto pelo numeroso público. A presença de grandes figuras do desporto e atletas olímpicos nestas competições é habitual, nomeadamente triatletas que aproveitam esta competição para testar a distância do percurso de natação de uma prova half-ironman.

Este evento para as famílias completa-se com as provas KIDS 200 e 400 metros, com as mesmas características da Milha Open, espectacular para o público que assim acompanha bem de perto as crianças em competição. Os mais inexperientes também podem participar acompanhados de um adulto, na prova KIDS 200 Extra, um primeiro contacto com as águas abertas.

As inscrições já estão disponíveis no site oficial e há descontos para clubes que se inscrevam até ao prazo previsto no Regulamento. Todas as novidades podem ainda ser acompanhadas no Facebook.

- Site Oficial Swim Challenge Cascais (inscrições online)
- Facebook Swim Challenge Cascais
- Site Ocean Recovery Alliance
- Site 3 Iron Sports

Etiquetas: ,